Quem Inventou a Pizza?

pizzaria-balneário-camboriú

É talvez o mais famoso prato no mundo, mas sua terra natal é a Itália: a pizza nasceu no Reino de Nápoles, em meados do 700 como uma evolução do bolo, já conhecido em muitos países da bacia do Mediterrâneo. Já em tempos antigos, em seguida, os egípcios, gregos e romanos costumavam usar diferentes farinhas para preparar vários tipos de bolos, mas foi em Nápoles que foi criado a pizza como a conhecemos e foi também aqui que ele recebeu esse nome como transformação da palavra “grip” em dialeto napolitano significa “crush, crush”.

 

Margherita di Savoia, a rainha que foi dedicada a famosa pizza Margherita


Ao longo do tempo você seguiu números de estudos sobre a origem do nome de pizza, que derivam tanto do grego “pita” ou “pitta”, que significa “disparado” é do alemão “Bissen”, traduzido como “morder, pedaço de pão“.

Mas além de sua etimologia, que nos remete a massas, pão e bolo, essa palavra “pizza” distingue rapidamente como um prato principal de seu tipo, que é, a união da massa com tomate.


Importado da América do Sul, os tomates foram usados primeiramente como ornamentos e depois para o ano 700 que encontraram muito espaço na cozinha, especialmente em Nápoles. Aqui, por volta de 1730, é de fato experimentou o bolo com tomate, alho, orégano e azeite de oliva, que é o que hoje chamamos Pizza Marinara.

Na época, esse produto era vendido pelas ruas estreitas de Nápoles e arredores e foi comido indiscriminadamente por pessoas pertencentes a diferentes classes sociais, mas o sucesso nacional, internacional e mundial, ocorreu após a visita do nobre Casa de Sabóia em Nápoles, em 1889.


Impulsionado pela curiosidade de provar a pizza, cuja fama tinha apenas começado a invadir o reino de Nápoles, Umberto I e sua esposa Margaret foi a Nápoles e nomeado Raffaele Esposito ao tribunal, ou seja, a pizza mais famoso desses momentos. Para dar a oportunidade de a rainha para testar diferentes sabores, o cozinheiro fez o já mencionado Pizza Marinara, o “Mastunicola” com queijo, banha de porco e manjericão, e outra de pizza com tomate, mussarela, azeite e manjericão que logo veio nomeada em honra da rainha Margherita.

Ele tinha começado a preparar e vender em algum momento entre 1796 e 1810, mas tornou-se famoso após o evento mencionado acima, em 1889.